sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Baixa Auto-Estima Masculina

Esse post é uma homenagem a todos os homens que deixam o preconceito de lado e vêm para a Blogosfera Light emagrecer e aprender ao lado das mulheres maravilhosas que compõem esse mundo.



Olá lobinhas e lobinhos. Hoje irei compartilhar um pouco da minha mente estranha com vocês.

Auto-estima é um tema que sempre é tratado no nosso cotidiano, acho que todos estão carecas (não é uma indireta, Brian! rs) de saber dos benefícios que a auto-estima elevada nos traz fisica, mental e espiritualmente, e bla bla bla... Isso não é novidade para ninguém.

Mas eu parei para analisar um pouco e entender onde a Auto-estima se manifesta, e de que maneira, em pessoas que estão passando por mudanças como nós, os LightBloggers ou, como insisto em apelidar, os Lobos. Pessoas em fase de emagrecimento com auto-estima muito elevada costumam render mais, ter mais força de vontade, resistir melhor às tentações mundanas (nossa, falei igual um Padre!) e até mesmo ter menos fome. Pelo lado ruim, no máximo a pessoa fica metida a besta ou então perde o senso da realidade. Aquele legítimo caso da mulher de 130kg que perde 10kg e vai comprar um shortinho que fica apertado em uma garota de 15 anos com 49kg! Os efeitos nem são tão ruins, podem até ser engraçados, mas são pouco perto do que os obesos com baixa auto-estima enfrentam. Porque a pessoa que tentar emagrecer com baixa auto-estima tem por volta de 90% de chances de falhar, e o pior, de sofrer o efeito sanfona.

E como conscientizar essas pessoas? Bom, tenho a licensa poética da obesidade, então vou falar sobre Gordos. Porque todos temos medo de engordar, de piorar e todos que perdem peso morrem de medo de voltar ao peso anterior. Então falemos de homens com baixa auto-estima.

O Obeso com baixa auto-estima

O homem com baixa auto-estima geralmente costuma procurar refúgios e se limitar, contentando-se com pouco.Esses "fofinhos" geralmente diminuem seu "padrão de mulher bonita" pois acreditam que uma mulher bonita e decente não seria louca de namorar um gordo. Então caem nas garras da sociedade, no conceito geral, tentam arrumar algum jeito de conseguir mulher. Tentam pelo dinheiro, e só conseguem vadias interesseiras. Tentam impressionar com um "carro+som", e conseguem apenas as marias-gasolina. Ou investem nas que julgam "feias", e geralmente procuram apenas o sexo. Isso quando não resumem sua vida sexual à prostitutas e coisas piores...

Parece um panorama terrível esse, não? Mas ainda assim existem aqueles que são decentes, que acreditam que encontrarão alguém que os ame como são, que nunca se rebaixaríam ao nível da sociedade e que jamais contrataríam uma prostituta. O perfil desse cara é marcado por tristeza, sofrimento e demagogia. O "gordinho" nem sempre é o cara feliz, mas ele fala besteira para que os outros possam rir e assim ele se sentir aceito. A maioria esmagadora das mulheres enxerga a aparência externa, apesar de jurarem de pés juntos que procuram a "beleza interior masculina". Hipócritas e cegas, preferem fazer sofrer um cara que provavelmente seria o pai amoroso que daria um futuro brilhante aos seus filhos simplesmente porque ele está "forte" (eufemismo ridículo para GORDO). E o pior, elas geralmente se envolvem com cretinos, porém magros, que irão fazê-las de gato e sapato e, no final da relação, elas sairão dizendo o velho clichê: "Homem não presta!". Minha filha, vire lésbica ou então pare de reclamar e vá procurar um homem decente!
Esse segundo tipo de obeso com baixa auto-estima sofre, mas as vezes consegue encontrar alguém decente, alguém que realmente valha a pena. E pode ser muito feliz, basta ser forte e não sucumbir à sociedade.

Mas Lobo, um "Gordinho" só irá ser feliz se emagrecer?


Eu duvido muito. Se a pessoa está feliz com o próprio corpo - e eu falo de felicidade real - ela não tem necessidade de emagrecer. Mas eu enfatizo, tem que ser a felicidade REAL, nada de: "Ah! Eu me amo! Eu poderia estar uns 20kgs mais magro, aí poderia tirar a camiseta na praia, o que é meu sonho, mas eu estou feliz assim!" Isso não é estar contente com o próprio corpo, isso é aceitar a própria condição, e ainda de maneira forçada. Creio que 80% dos gordos vão dizer que estão bem assim, mas apenas 10% estarão realmente bem.

Mas como um "Fortinho" poderia se dar bem?

Um hora ou outra ele vai ter que se socializar. É assim que a nossa espécie funciona, ninguém vai poder passar o resto da vida trancado em casa. Então ele tem que ser bom em alguma coisa, procurar se destacar, seja no que for.

E quando eu falo ser bom em alguma coisa, seu gordo safado, eu não tô falando em Campeonato de Arroto ou Desafio de "Quem come mais pizza no Rodízio?"!! (Eu já fiz isso, meu passado me condena! Mas abafa, ok?!) Eu falo de parar para analisar o que deve ser feito.
Vamos lá, se namorar é um problema para o Gordo, então descobrir o motivo é um grande passo. Muitos reclamam: "Eu fui falar com a garota, mas ela me olhou com nojo! Ela me discrimina porque eu sou gordo! Minha vida é tão injusta! Vou tomar 10 litros de sorvete para esquecer as mágoas!" Mas o cara não percebeu que estava suado demais, que tinha resto de salgadinho no canto da boca, que estava cheirando um pouco mal, cabelo desarrumado, mal-vestido,etc. Entendem onde quero chegar? Se fosse um magro nas mesmas condições a garota também sentiria repulsa. Mas o gordo culpa sempre o que?! A Obesidade!

O que me ajudou a ser diferente foi mudar a linha de pensamento. Ao invés de pensar no que não posso fazer, é mais interessante pensar no PORQUÊ não posso fazer. E se for parar para pensar, o que as mulheres mais procuram nos homens não é tão afetado assim pela obesidade.

Pense nisso:

Você não precisa ser magro para escutar uma mulher, elogiá-la, reparar no seu cabelo arrumado, informar-se sobre o que ela gosta de fazer, procurar saber, reconhecer e entender o ciclo menstrual de uma mulher (e a TPM também), ser carinhoso, dar uma rosa, dar um orgasmo, roubar um beijo, descobrir onde fica o Ponto G (ele existe, rapazes!), dizer que ama no meio de uma discussão besta, ser delicado, ser atencioso, dar um presente em uma data qualquer, dizer como se sente e, o mais importante, amar. Você não precisa ser magro para amar e ser amado. Eu não diria que isso é tudo que as mulheres procuram, mas diria que muito do que elas esperam de um homem. Corrijam-me se eu estiver errado, Lobinhas!


Então, procure se destacar, não se renda à sociedade. Seja alguém diferente, seja alguém que deixa sua marca nesse mundo. E se você quiser emagrecer, meu amigo, emagreça para ser melhor ainda do que você já é, e não para ser igual fulano ou ciclano. Não se revolte dizendo: "Quando emagrecer vou comer todas e nem telefonar no dia seguinte!" porque você vai estar magro por fora, mas estúpido por dentro e quando menos esperar terá se tornado aquele tipo de gente que você criticava quando era gordo.

Não desistam, não é fácil, eu sei, é uma guerra que ainda não venci. Mas de uns tempos para cá tenho vencido todas as batalhas que colocaram em meu caminho. E se esses pensamentos puderam me ajudar, espero que possa ajudá-los também.

Tenho poucos amigos (homens) que estão na blogosfera light, mas isso é um recado especial para todos eles e para todos aqueles que vierem a ler.

Sejam o sexo forte, não só por nascer com algo entre as pernas, mas por nascerem com a habilidade de cuidar, proteger e amar uma mulher. Essa é a minha interpretação louca do Darwinismo! Rs...

Um abraço meus amigos.
E beijos para vocês Lobinhas que leram esse post mesmo sendo masculino!

18 comentários:

Cazaps disse...

Olá... Então sou vegetariana desde os 3 anos :P Na verdade, descobri esta semana que sou "ovo-lacto vegetariana" (vou falar disso em breve no blog, preciso até atualizar o perfil, rs).
Não sei se entendi muito bem o que você quis dizer quanto a 'cuidar das pessoas' (sou difícil de pegar no tranco viu, rs. Vou "tentar" responder então), mas realmente adoro cuidar dos que estão à minha volta, tudo o que posso fazer por eles, faço. Mas comigo mesma sempre fui completamente relaxada, e só depois de levar umas lambadas da vida vi o quanto é necessário e o quanto me faz bem também.
Quanto ao seu post de hoje, embora seja masculino, vou dar minha pitadinha em uma parte que chamou minha atenção e que penso assim também: "Se fosse um magro nas mesmas condições a garota também sentiria repulsa" Adorei o que disse. Um homem para ter atitudes de 'homem' e agradar uma mulher (seja qual for a maneira de agradar) não depende do seu estado físico para isso, e isso também serve para as mulheres que ficam se colocando para baixo... Cada um tem seu valor próprio, porém ninguém é obrigado a descobrir se a pessoa insitste em trancá-lo num cofre com uma senha secreta. :)
Bom feriadão!

Valérie Roberto disse...

Adorei tudo que vc disse. Nunca tinha tido esta visão da auto estima masculina. Parabpens!!!

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Putz...mas vc escreve bem viu...!!!Adorei o post e mesmo sendo masculino...cof cof cof...era pra ser masculino??? Tinha muita cara de um post pra estarrecer os corações das lobas de plantão...rsrsrsr!!!Bem, sou sincera e n hipócrita...entaum achar q n foi megalegal só pq sou casada n faz meu tipo...rsrsrsrs!!!! Tomara q muitos rapazes leiam e entendam o q vc quis dizer...os homens n entendem muito bem o q leem...rsrsrs...eu tenho essa impressão...rsrsrs...entaum q leiam e se comportem d maneira parecida...tem muito homem bobo por aí...achando q ter carro e dinheiro é maneira fácil d ganhar mulher...mas mulher decente...hummm...n sei naum...!!! Enfim, ser gentil, carinhoso e atencioso...n é só p um homem gordo...aliás apesar dos post ser meio q endereçado a gordinhos...se aplica a todo e qualquer sujeito do sexo masculino...pesando qualquer coisa acima de 60 kg...sim...pq um homem q pesa menos q eu...já é meu inimigo...rsrsrsrsrr!!!! Entaum senhorzinho...adorei tudo q eu li...e n se preocupe...tem muita menina bacana por aí...a espera d caras legais tipo vc...se cuida e bom feriado...!!!!!Ahhhhh valeu por fuxicar meu blog...apesar d vc descobrir q eu n sou certa das idéias...n me abandona naum...valeu...rsrrsrsrr!!!!

Viviana Ruiz disse...

Simplesmente amei.
Sem palavras.
Mesmo sendo um post 100% para o alvo masculino, repito mais uma vez (chega a ficar chato) que admiro teu senso de escrever o que muitos precisam ler!!! Foi muito lindo ver que não existem homens que só vêem a mulher como um objeto a ser manipulado na cama!!Me senti melhor, tendo a esperança de encontrar um dia, para viver pra sempre do meu lado, esta pequena quantidade de homens-tesouros preciosos! *-* tenho certeza que tua namorada foi uma dessas contempladas!
mega bjO

A Borboleta disse...

Oi Lobo amei seu post não tinha parado pra pensar nisso beijão

*naty* disse...

oieeeee
tava passando e parei para lerr
ADOREIIIIIIIIIIIIII
vou te linkar ok? qro voltar aq
acompanhar
grandeeee beijoooooo;))

nonono disse...

Olá lobo!! amei sua visita e adorei a forma hiper direta de se expressar!

Olha, seu post foi longo, com um tema bastante "amplo" e eu tenho um comentario GORDAMENTE grande para fazer...

Gostei e concordo com muitas partes nao vou ficar sitando uma por uma pq nao vem ao caso. Mas essa frase "tenho a licensa poética da obesidade..." ameiiiiiii falou bonito e disse tudo! entao com essa mesma licensa vou deixar meu ponto de vista:

A sociedade cobra muito mesmo a questao estética, existe uma ditadura de beleza magra inacreditável MAS VC ESTÁ ENGANADO MUITO MUITO ENGANADO em dizer q AS MULHERES SÓ QUEREM HOMENS MAGROS... na realidade a sociedade é mais complacente com a possibilidade de um HOMEM ser gordinho, ter uma barriguinha de cerveja ou ser meio fofinho (VEJA BEM NAO ESTAMOS FALANDO DE 250 QUILOS!!!) é "APROVADO" e muitas mulheres acham charmoso e aqui vale tb a minha opniao particular por exemplo... NUNCA gostei de homem SECO..... ércaaaaaaaaaaaa aliás meu primeiro namorado que durou mais tempo (quase 2 anos) era obeso e eu era magra... tive lá uma guerrinha com a balança de uns 4 ou 5 quilos mas só isso! Ele até hj está uns 50 ou 60 quilos acima do peso "ideal" para a altura dele... mas eu tenho q ser muito sincera foi muito dificil o tempo q namoravamos. Me explico:

Ele era o tal demagogo, q por ser gordinho queria se destacar sempre em outras coisas e pregava certas coisas nas quais nao acreditava realmente... hipocrisia total! Varias vezes o convidei a fazer dieta com a desculpa de "me acompanhar" mas ele se recusava terminantemente dizendo q "estava muito bem " daquele jeito mas nao ia a pria, nao gostava de tirar fotos etc. E eu aguentava muitas piadas de amigos, parentes e até do meu patrao no meu trabalho QUE FICAVA IMITANDO O MEU EX NAMORADO ANDAR, fazendo piadinhas dizendo q ele ia quebrar o tablado da loja onde eu trabalhava, na faculdade as pessoas faziam cara feia pra mim quando eu o apresentava como meu namorado... entao eu tive q ser "muito forte" para suportar tanta cobrança e pressao. Mas eu gostava dele que se dane o mundo!

Eu queria q ele emagrecesse um pouquinho p ficar mais gatinho claro... mas já o conheci gordinho! Entao nao é verdade o q vc falou sobre mulher só querer homem seco nao...

já homens querem mulheres esculpidas por deuses... um pneuzinho na cintura já vira motivo de chacota na faculdade (ACONTECEU COMIGO!!!!) estava sentada na carteira da faculdade em plena aula e um playboy filho da p... me chamou do fundo da sala com a pergunta : ANDRESSA SEU PAI É DONO DE BORRACHARIA???? eu disse nao por q?? ENTAO PORQUE VC TÁ CHEIA D PNEU AÍ????? olha o tipoooo todos os olhares se voltaram p minha barriga e eu tinha o q?? 70 quilos???? imagina agora????????????????????????

homem nao perdoa nem 5 quilos extras.... quem dirá 20, 30??? Só se for aqueles caras titalmente excluidos da sociedade, que se sentem um lixo q acham q merecem uma baranga daí sim ficam com uma gordinha do contrário meu amigo... as gordinhas estao fu....mas eu peço à Deus que ainda existam EXCESSOES CLARO

desculpe pela delonga
mil beijos

Val disse...

Outro Post lindo Lobo, adorei.

Eu acho que a obesidade mexe com a cabeça de todo mundo de forma diferete.

Mas concordo plenamente com vc, acredito que se alguem e infeliz quando esta acima do peso, vai continuar infeliz se emagrecer.

Esse mundo e tao complicado...

beijos Lobo!

Décio disse...

Muito bom esse post, compartilho as mesmas opiniões, embora ache que aprendi isso muito tarde, a obesidade é usada como um escudo, para afastar que sofre com ela de todo convívio social... Abs,

cintia disse...

Oi Lobo, cada vez que leio um post seu, me identifico mais com vc... Acho que realmente, nada acontece por acaso... Você realmente entrou na minha vida para fazer alguma diferença, muito obrigada! Cada vez que nos encontramos aqui neste mundo virtual, mais gosto de vc e te sinto próximo, como se fôssemos amigos há muito tempo... Muito obrigada por existir e fazer parte do meu dia-a-dia! Grande beijo no coração!!!

Valérie Roberto disse...

Lobo, tá dificil comentar aqui, briga com o blogger! heheh

Obrigada por tantos elogios, fico sem graça. Mas como o pessoal da Meta diz: Agradeço, ACEITO, Mereço e quero mais! kkkk

Contar para todo mundo que vc est[a de dieta é a mesma coisa de di\er: por favor tenham pena de mim!

Beijo

Juliana disse...

Oi. Achei teu blog, pelo blog da Andressa que comentou no meu blog. rs.

Parabéns pela iniciativa de ter um blog seu, não faço parte da blogsfera, mas tenho amigas que fazem, e nunca tinha visto um homem por aqui. :)

Gostei do jeito como você escreveu aqui, e no blog da Andressa. E acredito que a auto-estima, mais do que o peso, pode mudar o rumo da nossa vida. Conheci pessoas (muito) acima do peso, mas com uma auto-estima que reluzia, e que se amavam e se sentiam bem do jeito que estavam. Em compensação, também conheci pessoas magras com auto-estima zero.

Vou acompanhar seu blog.
Um beijo, Juliana
http://oqueeuvejoagora.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Lobo, que layout maravilhoso,um show mesmo. Adorei sua postagem,a forma que colocou a questão da auto estima. Fico feliz tê-lo como parceiro de blog. Um grande abraço carinhoso

nonono disse...

Lobo obrigada pela visita e pelo comentario sincero.

Mas 1- vc nao é mulher entao nunca poderá entender o q é estar numa TPM horrivel e se sentir a pior pessoa da face da terra completamente inchada e dolorida... (SORTE SUA rsss)

2- se eu nao puder ser sincera, expressando como estou me sentindo no meu proprio blog (onde quero exatamente colocar como me sinto) o que faço??? tenho q escrever mentiras do tipo : EU SOU LINDA, ESTOU ME SENTINDO ÓTIMA, A VIDA É BELA E ESTOU SUPER ALTO ASTRAL QUERENDO DIVIDIR ISSO COM VCS???? please!!!

Eu nao sei o q é pivetinha "pro-anas" mas imagino q coisa boa nao deve ser...

Sobre vc dizer q sou linda : hj farei um post sobre isso

bjao

Suzana disse...

Gato ( Lobo ) ...

Parabéns, muito bom seu post. Adorei seu blog.

Espero poder acompanhar seu empenho nessa batalha, pois estou tbém nessa luta ... e sei que vamos vencê-la, fácil.

Aguardo sua visita em meu cantinho, já estou te acompanhando apartir de hoje.

Super beijo !!! e Muito sucesso !!!

Sibele disse...

Olá, Seu Lobo!estive aki ontem no seu blog,mas estava com problema e não consegui deixar um comentário.Li e reli esse texto e refleti muito sobre ele.Nossa com certeza isso é um problema não só dos gordinhos,mas das gordinhas tbm.Nossa não imaginem que os gordinhos passasem por tantos preconceitos imaginei que as mulheres eram mais lights nesse assunto.Pois já vi muita menina com corpo de modelo passeando com gordinhos bem felizes,mas agora ver uma gordinha com um magrinho é bem mais difícil. Com certeza existem muitas pessoas por ai sem conteúdo, tanto homens quanto mulheres não dá pra generalizar. Mas com certeza existe muita gente boa, com uma boa cabeça e que não que só um rostinho bonito quer muita cuca no lance,hihihi!
Adorei seu blog!
Voltarei aqui sempre que puder!
Beijossss

Flori Mattos disse...

nossa, voce tem certeza que voce so tem 21 anos?
Quanta coragem e maturidade no seu post!
Bom, so pra deixar voce mais tranquilo, apesar de eu nao poder assumir minha paixao por voce (rs) EU GOSTO DE HOMEM DE VERDADE. Nao gosto de tocar reco-reco. Meu amor eh fofinho, namorei caras magros, mas nao foi tao gostoso... rs Entao a hora de ser feliz eh agora. A hora de comecar a conhecer alguem eh agora... NEM QUE SEU AGORA SEJA DAQUI A POUCO QUANDO ESTIVER MAIS CONFIANTE DE QUEM VOCE EH.

Ta, o meu fofo quando fica muito fofo entra numa dieta sem perceber... rs Cozinho coisas mais leves e ele logo emagrece de 5 a 10 quilos e os mantem longe... Agora eu demoro um mes pra emagrecer um quilo... mas eh com mudanca real de habitos. e tambem batalho contra compulsao alimentar...
Virei sua fanzona!
rs

Abracos

Flori

PS estou muito feliz de encontrar mais um menino na blogosfera light!

Dara disse...

adorei o post, pois sou magrinha e sou casada e percebo que não gosto de homens magros afff osso com osso doí kkkk
então um abraço fofo e bem quente é muito gostoso, e encarar uma tigela de pudim com ele é maravilhoso humm, ois é so comer com moderação rsrsr.
espero que vc possa encontrar sua amada. bjss

Postar um comentário